Formato H.264 ou H.265, qual o melhor?


O avanço da tecnologia a cada dia vem superando seus limites e a internet muito tem contribuído para que isso se tornasse uma realidade frequente. A proximidade de interação através de informações virtuais sem barreiras, fato que em décadas passadas era praticamente impossível, hoje é compactuada por todos, em qualquer parte do mundo em tempo real.

Os formatos e codecs de vídeo evoluíram ao passar dos anos, quem não lembra dos antigos arquivos no formato VCD codificados no padrão MPEG-1, padrão de reprodução de vídeos a partir de um CD. Só para lembrar: A primeira versão do padrão VCD foi lançada comercialmente no ano de 1993 nos Estados Unidos, Europa e Japão, e só a partir de 1995 é que foi apresentada uma versão mais aprimorada, e desta vez com o sistema PAL-M, que em comparação com o sistema NTSC vem com 100 linhas de resolução a mais, ou seja, 625 linhas de resolução final. 
 
 
Como mencionei, este avanço da tecnologia permitiu que novos formatos de arquivos de áudio e vídeo fossem surgindo no decorrer do tempo proporcionando assim, resoluções de alta qualidade e, ao mesmo tempo, impulsionasse aos fabricantes se adequar às novas realidades tecnológicas. Num passado não tão distante víamos vídeos em formatos diversos, atualmente considerados obsoletos tendo em vista a gama de codecs existentes no mercado de software, os quais já fazem parte do nosso dia a dia. 
 
Os formatos que apresentam resolução de imagem e áudio mais utilizados hoje são o MP4 e MKV, reproduzidos em praticamente qualquer dispositivo móvel sem comprometer sua qualidade. Buscando aprimorar cada vez mais a compressão de dados, sem interferir na qualidade final, usando uma melhor taxa de compressão em vídeo, surgiu recentemente um novo tipo de codec batizado de HEVC (High Efficiency Video Coding) que codifica os dados no formato H.265. Com mais eficiência do que seu antecessor, H.264, este novo tipo de codec consegue codificar um arquivo de vídeo com a mesma qualidade ou melhor, em praticamente metade do espaço de armazenamento em seu PC, aproximadamente 35% menor, proporcionando também um compartilhamento cada vez mais rápido.

Quando estamos reproduzindo um vídeo do Youtube ou Netflix, em sua grande maioria, percebemos que neste momento compartilhamos o formato H.264 para reproduzir esses vídeos, fato tão comum no nosso dia-a-dia. Com o advento do H.265 temos um compartilhamento de dados mais eficiente, com mais viabilidade para fazer uploads para os servidores, o formato HEVC, como disse, salva os dados ocupando a metade do espaço disponível do seu antecessor.

A meu ver uma das desvantagens dessa nova tecnologia é a exigência de equipamentos mais robustos, com mais poder de processamento e memória para codificar os dados em menos tempo possível. Outro problema é a adequação de alguns fabricantes que ainda é muito gradativa com menção a este novo tipo de tecnologia, apesar de já encontrarmos no mercado hardware com viabilização de vídeos em UHD, a exemplo da já conhecida TV 4K, com resoluções que podem chegar a 3.840 x 2.160 pixels.

Para abrir arquivos H.265 é necessário um hardware muito mais potente, a compressão do arquivo H.265 é muito maior que H.264, mais ou menos a metade do tamanho de um arquivo H.264, portanto exigindo muito mais do hardware. Na verdade, a principal diferença entre os codecs H.264 e H.265 parece ser mesmo o tamanho dos arquivos após codificados, mais ou menos 10 vezes menor, a qualidade parece ser a mesma. Veja abaixo um exemplo:

Reproduzir um arquivo no formato HEVC (H.265) pode, em alguns casos, apresentar problemas de leitura de dados pelo fato do codec de vídeo ser incompatível com o novo formato. Isso pode acontecer em alguns aparelhos de DVD-Bluray que não está atualizado para decodificar este novo formato. Já li relatos na internet de pessoas que não conseguem reproduzir em seu dispositivo DVD-Bluray este tipo de arquivo, sendo necessário utilizar a porta USB de sua TV 4K para conectar um HD externo e assim reproduzir o referido arquivo. O padrão de Blu-ray 4K vão estar disponíveis no mercado a partir do final do ano de 2015, pelo menos é o que promete os fabricantes.

Se faz necessário mencionar que as novas TVs 4K vem com uma porta USB 3.0 para conseguir ler arquivos 4K codificados em HEVC de 60fps, diferentemente do formato H.264 que é limitados a 24fps ou 30fps. Necessariamente um arquivo do tipo 4k não precisa ser codificado no formato HEVC, a maioria deles utilizam o codec H.264, porém é interessante aproveitar os benefícios deste formato, pois além de manter uma taxa de compactação muito alta traz como resultado final um arquivo de dados bem menor e com a mesma qualidade gráfica, e às vezes superior.

Qual codec devo usar?

Como mencionei, os codecs são necessários para reproduzir vídeos e áudio em sem computador ou dispositivo móvel, apesar de serem pré-instalados juntamente com o sistema operacional, seja Windows, Linux ou outro equivalente. Porém, em alguns casos, seu computador pode não reproduzir corretamente determinado tipo de arquivo gravado com um codec mais atualizado, a exemplo do H.265. Portanto, é imprescindível que você tenha um codec atualizado em seu micro, e neste post recomendo baixar a verão mais recente do K-Lite Codec Pack Full, que reúne, em um só pacote, os codecs essenciais para reproduzir sem problemas os mais diversos formatos, inclusive arquivos do tipo H.265 ou X265. Além de ser fácil de instalar é inteiramente free.

O K-Lite Codec Pack ainda possui um player de áudio/vídeo, conhecido como Media Player Classic, capaz de reproduzir os formatos populares mais conhecidos, veja a seguir os formatos suportados: 

DivX (AVI), XviD (AVI), CoreAVC, On2 VP6, On2 VP7, MPEG-1, MPEG-2, x265; Intel Indeo, Intel I.263, huffyuv, I420, YV12, AC3, DTS, LPCM, MP1, MP2; AAC, Vorbis OGG, MusePack (RadLight), WavPack (CoreWavPack), DirectVobSub; OptimFROG (RadLight), DC-Bass, ffdshow, Vorbis, DivX.

Filtros de fontes DirectShow: AVI Splitter, MP4 Splitter, Matroska Splitter, OGG Splitter, FLV Splitter, MPEG PS Splitter, CDDA Reader, CDXA Reader, AC3/DTS Source e AAC Parser.

A versão 11.9 pode ser baixada neste link

http://telecharger.benjaminstrahs.com/pt/download-version/-z-m-v-m-n-n-z

ou no site oficial

http://www.codecguide.com/download_kl.htm
 
Recomendo baixar no site oficial do aplicativo, veja como seguir nas imagens abaixo:
 


Veja como proceder a instalação seguindo as imagens abaixo: 


 Imagem mostrando o Media info de um arquivo no formato HEVC



 Média Player Classic Home Cinema

O Media Player Classic - Home Cinema é uma player de ótima qualidade que acompanha o pacote do K-Lite Codec e pode ser instalado como player padrão em seu computador. Além de versátil pode ler os mais diversos formatos e tipos de mídia suportadors, conforme a seguir: 

VÍDEO - MPEG-1, MPEG-2, MPEG-4, VCD, SVCD, DVD, XCD, MP4, AAC, H.264, VC-1, DIVX, XVID, FLV, MKV, AVI, SWF, MOV, WMV, OGM, SIPR, VP30/31, WMV3, DXVA e ALAC.

ÁUDIO - WAV, WMA, MP3, OGG, SND, AU, AIF, AIFC, AIFF, MIDI, MPEG, MPG, MP2, VOB, AC3, DTS, ASX, M3U, PLS, WAX, ASF, WM, WMA, CDA, JPEG, JPG, GIF, PNG, BMP, D2V e QT.

Dica:

· Para configurar o Média Player Classic Home Cinema, durante a reprodução de um arquivo de vídeo, mostrando a tela sempre visível, faça assim: 


· Para configurar o Média Player Classic Home Cinema para mostrar um tamanho de tela fixa personalizada, clique com o botão direito do mouse sobre o player e clique  em opções. Selecione o menu Reprodução, à esquerda, e no painel da direita desmarque a caixa Zoom Automático, conforme imagem abaixo.
 
 

 GOM Player - Também recomendado

Também recomendo este player alternativo, o Gom Player - possui suporte aos formatos mais populares (AVI, MPEG, DivX, WMV, MP3,H264, H265) e você pode baixar no  link abaixo:

Codec H.265 identificado no Gom Player:


Opcionalmente, altere para Zoom in by aspect ratio (preferences) caso o  comportamento do vídeo em H.265 não esteja sendo reproduzido da forma correta.



DECODIFICADOR H265

Como indicação recomendo o conversor de código livre HandBrake, atualizado para a versão 0.10.0 com suporte a codificação em H.265 e VP8. Com ele você pode codificar diferentes tipos de arquivos para vários outros formatos de sua escolha incluindo os recentes formato H.265 e VP8. O HandBrake pode processar desde arquivos mais comuns ou até DVDs ou Bluray que não contêm qualquer tipo de proteção contra cópia. Veja os formatos suportados: 

Containers: .MP4(.M4V) e .MKV
Video Encoders: H.264(x264), H.265(x265) MPEG-4 and MPEG-2 (libav), VP8 (libvpx) e Theora(libtheora)
Audio Encoders: AAC, CoreAudio AAC/HE-AAC (OS X Only), MP3, Flac, AC3, ou Vorbis
Audio Pass-thru: AC-3, DTS, DTS-HD, AAC e MP3 tracks

Para codificar um arquivo de vídeo siga as instruções abaixo:

1. Clique em "Source";
2. Escolha a opção "File" e selecione o vídeo a ser convertido;
3. Clique em "Browse" e escolha onde deseja salvar o vídeo convertido;
4. Em "Container" selecione a opção "MP4" e marque a opção "Web Optimized";
5. Clique na aba "Video" e em "Video Codec" selecione "H.265(x265)";
6. Clique em "Start" para fazer a conversão. 
 


Para baixar clique neste link 
 
 
 

Por Valter Neves

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas